• 30 de janeiro de 2012

    Exposição de sabão

     

    Jardim de Infância "Arco−Íris", Setúbal

     

    No arranque do ano lectivo 2011/2012, o Jardim de Infância "Arco−Íris" lançou um grande desafio - cada criança levou para casa 1/5 de uma barra de sabão grande e deveria trazê-la trabalhada, com imaginação, numa actividade para envolver e sensibilizar toda a família. A adesão foi completa. Surgiram obras de arte muito interessantes e variadas. Ao longo de um dia, todos os pais votaram para escolherem a que mais gostavam de cada sala. Os 3 vencedores terão o transporte grátis na próxima visita de estudo que fizerem.

  • 16 de janeiro de 2012

    Recolha de OAU com hora marcada

     

    Centro Infantil "O Ninho", Setúbal

     

    Pelo segundo ano consecutivo, o Centro Infantil "O Ninho" definiu um horário semanal durante o qual os familiares dos alunos podem entregar óleos alimentares usados (OAU) para o oleão da escola. Durante o ano lectivo de 2011/2012, o horário de entrega tem lugar às quintas-feiras, das 9:00 às 10:30.

  • 14 de outubro de 2011

    Top 5

     

    Várias escolas

     

    A Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho (Sesimbra), a Escola Secundária de Pinhal Novo (Palmela), o Agrupamento Vertical de Palmela e o Agrupamento Vertical Barbosa du Bocage (Setúbal), mantém-se pelo segundo ano consecutivo no Top5 da recolha de OAU no âmbito do projecto Rota dos óleos alimentares usados. No ano lectivo de 2010/2011 registou-se ainda a entrada do Agrupamento José Maria dos Santos (Palmela) e do Agrupamento da Ordem de Santiago (Setúbal), sendo o quinto lugar partilhado por este último e o Agrupamento Barbosa du Bocage. Os muitos alunos, docentes, auxiliares e familiares que contribuíram para os resultados obtidos estão de parabéns.

  • 15 de Junho de 2011

    Bolhas de sabão

     

    Jardim de Infância "Arco−Íris", Setúbal

     

    Durante o ano lectivo de 2011/2012, o Jardim de Infância "Arco−Íris" continuou a divulgar a recolha selectiva de óleos alimentares usados com grande dinamismo e imaginação. Cada sala teve um espaço dedicado aos passaportes dos alunos, onde registaram todas as entregas de óleo. No final, as crianças receberam um prémio relacionado com a transformação e valorização do OAU entregue - um frasquinho para fazerem bolas de sabão com o logótipo do "Arco−Íris" e uma frase relacionada. Aprendizagem divertida é aprendizagem garantida.

  • 15 de Março de 2011

    Primeiro Lugar na recolha de OAU

     

    Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho, Sesimbra

     

    Em Fevereiro de 2010, a Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho foi visitada por dois alunos do Curso técnico de animação sócio-cultural da Fundação Escola Profissional de Setúbal, no âmbito do seu estágio em educação ambiental orientado pela ENA. Estes estagiários realizaram acções de sensibilização para a recolha de OAU, que inspiraram os alunos da escola visitada a fazer o mesmo junto das escolas do primeiro ciclo que integram o seu agrupamento.

    A Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho foi a escola da área de intervenção da ENA que mais OAU recolheu em 2010. Isto mostra que a melhor forma de aprender é ensinando.

    Esta escola, os seus alunos e docentes estão de parabéns.

  • 01 de Março de 2011

    Mensagem de Carnaval

     

    Jardim de Infância "O Combóio", Setúbal

     

    Por ocasião do Carnaval o Jardim de Infância "O Combóio" enviou uma carta aos pais dos meninos e meninas que frequentam a instituição. Esta carta incluiu o folheto informativo do projecto Rota dos Óleos Alimentares Usados. Espera-se que agora a recolha de OAU passe a decorrer a todo o vapor!

  • 15 de Fevereiro de 2011

    Barómetro de recolha de OAU

     

    Jardim-de-infância "Arco−Íris", Setúbal

     

    Durante o ano lectivo de 2009/2010, as crianças do Jardim-de-infância "Arco−Íris" puderam acompanhar a quantidade de óleos alimentares usados entregue pelos meninos e meninas das várias salas, através do barómetro que desenvolveram. A instituição abriu ainda as portas à comunidade, aceitando OAU entregue pelos vizinhos. Gota a gota encheram o oleão… várias vezes! Em 2010, esta instituição recolheu 110 litros de OAU…

    Uau, bom trabalho!

  • 01 de Fevereiro de 2011

    Ir ao Optimus Alive com OAU

     

    Escola Secundária D. Manuel Martins

     

    A recolha de OAU está a correr bastante bem na Escola Secundária D. Manuel Martins. Esta escola decidiu, por sua iniciativa, oferecer um bilhete para o Optimus Alive a quem entregar mais OAU para o oleão da escola. Esta estratégia está a dar bons resultados. Entre alunos e funcionários, esta escola entregou mais de 300 litros de OAU para reciclagem em 2010. A escola evitou, assim, a emissão de cerca de 336 kg CO2 equivalentes de gases com efeito de estufa – gases que contribuem para as alterações climáticas.

  • 14 de Janeiro de 2011

    Por um planeta mais saudável

     

    Escola Secundária de Sampaio, Sesimbra

     

    Duas alunas do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária de Sampaio, Marta e Patrícia, decidiram divulgar a importância da reciclagem dos óleos alimentares usados no âmbito da disciplina de área de projecto. Realizaram acções de sensibilização para a recolha de OAU junto de duas turmas do 4.º ano da Escola Básica da Cotovia.

    Nas palavras da Marta e da Patrícia: ”O nosso objectivo é que todos contribuam para esta causa, que nos ajudem a reciclar para atingirmos a nossa meta: "um planeta mais saudável". (…) As crianças do 4.º ano colaboraram entusiasmadas e realizaram todas as actividades propostas. Entregámos-lhes os folhetos e passaportes e elas adoraram a ideia e prometeram colaborar connosco porque, tal como nós, querem ajudar o ambiente.

  • 06 de Janeiro de 2011

    Os "Gordurosos" vão à Biocanter

     

    Escola Secundária de Sampaio, Sesimbra

     

    Um grupo de quatro alunos do 7.º ano de escolaridade da Escola Secundária de Sampaio, auto-entitulado “os Gordurosos”, efectuou uma visita de estudo às instalações da Biocanter, para aprender como os óleos alimentares usados são transformados em biodiesel.

    Esta visita, realizada em Julho de 2010 no âmbito da área de projecto, forneceu material adicional aos quatro alunos, João Pedro Paiva, Pedro Rodrigues, Rui Casaca e Maria Carolina Vicente para a realização de um vídeo-documentário sobre a recolha e reciclagem de OAU. Muito interessante.

  • 05 de Julho de 2010

    Alunos ensinam alunos

     

    A Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho, em Sesimbra (Escola sede do agrupamento de Escolas de Sesimbra Castelo Poente), replicou a mensagem transmitida em Fevereiro pelos estagiários da Fundação Escola Profissional de Setúbal, a escolas de 1º ciclo, nomeadamente:

     

    Unidade Escolar Ano/Turma N.º de Alunos

    EB1/JI de Sesimbra

    4.º A + 4.º C

    20 + 10

    EB1/JI de Sesimbra

    4.º B + 4.º C

    18 + 10

    EB1/JI de Azoia

    4.º D

    10

    EB1 de Alfarim

    4.º F

    21

    Total de Alunos

    89

     

    As sessões foram realizadas por alunos do 8.º A, que dinamizaram a apresentação e ajudaram a professora a realizar a actividade prática de transformação do óleo alimentar usado em sabão.

     

    Conheça a escola: http://www.nrs.escolasdesesimbra.net/

  • 30 de Junho de 2010

    Porta-a-porta

     

    A Escola Secundária de Pinhal Novo está a fazer distribuição porta a porta, no perímetro urbano da Freguesia do Pinhal Novo, dos materiais de divulgação da campanha de recolha de Óleos Alimentares Usados.

     

    Conheça o grupo do Eco Escolas: http://espinhalnovo.mine.nu/

  • 01 de Abril de 2010

    Sobre rodas

     

    Escola Secundária de Sampaio associa-se à Rota dos Óleos Alimentares Usados, através do projecto Biocar do 12º ano.

     

    Ver notícia: http://www.esec-sampaio.net/

  • 24 de Março de 2010

    Missão verde

     

    No âmbito da disciplina de Área de Projecto, um grupo de cinco alunos finalistas da Escola Secundária de Bocage lançou uma campanha denominada Missão Verde para sensibilizar os seus colegas para as grandes questões ambientais, tendo escolhido a Rota dos Óleos Alimentares Usados como uma das áreas a abordar.

     

    Ver blogue da Missão Verde: http://escolaverde12d.blogspot.com/  

  • 01 de Março de 2010

    Animação Sociocultural

     

    De 1 a 26 de Fevereiro, a ENA teve o prazer de receber quatro estagiários do curso de Animação Sociocultural da Fundação Escola Profissional de Setúbal para ajudar a promover a Rota dos Óleos Alimentares Usados junto das escolas participantes no projecto. Durante este estágio tiveram contacto directo com 24 escolas (do Pré-Escolar ao Ensino Secundário), 2553 alunos, 125 professores e 22 assistentes operacionais.

     

    Obrigado Joana Tardão, Sueli Braz, Rita Francisco e Jónatas Rodrigues!

  • 01 de Março de 2010

    Consciência ambiental

     

    Já saiu a edição nº 4 do Jornal da Escola Secundária de Palmela, com um artigo sobre a Rota dos OAU, denominado “Escola com consciência Ambiental”, da responsabilidade de Raquel Brinca.

     

    Ver Notícia

  • 01 de Fevereiro de 2010

    Bocage + verde

     

    A Rota dos Óleos Alimentares Usados já conta com o apoio do projecto Bocage + Verde da Escola Secundária de Bocage com 3º Ciclo – Setúbal.

     

    Ver página do projecto: http://bocagemaisverde.weebly.com/  

  • 01 de Fevereiro de 2010

     

    Já saiu a edição nº 3 do Jornal da Escola Secundária de Palmela, com um artigo sobre a Rota dos OAU, da responsabilidade de Miguel Ferreira.

     

    Ver Notícia



















Apoios: 
Fula - Nascido na Natureza, tratado no Oleão Simarsul - Grupo Águas de Portugal European Commission - Energy - Intelligent Energy Europe Assec - Sistemas Ambientais, Lda 
Parceiros: 
Câmara Municipal de Palmela Câmara Municipal de Sesimbra Câmara Municipal de Setúbal DRELVT - Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo 
Promotor: 
ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida